O Instituto PluriBrasil, representado pelos companheiros Antonio Pereira (vice-presidente do Instituto) e Sérgio Menezes (diretor de projetos do Instituto), ambos membros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), esteve presente na V Conferência Estadual da Igualdade Racial no Paraná, na cidade de Maringá, nos dias 8, 9 e 10 de abril.
A referida conferência foi realizada pela Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial com o objetivo de reunir delegados dos municípios paranaenses para discutir e votar as propostas que foram apresentadas nas conferências municipais.
O tema, “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós” foi definido em plenária da 71º Reunião Ordinária do CNPIR, em abril de 2021, com a participação ativa dos referidos conselheiros que pertencem ao Instituto.
O Conselheiro Sérgio Menezes participou com fala em dois momentos: palestrando sobre o tema da conferência, e numa fala de plenária juntamente com os Secretários de Promoção de Igualdade Racial do Paraná. Ao fazer uso da palavra Sérgio desafiou os presentes apontando para os problemas que a sociedade ainda enfrenta em relação a questão da igualdade racial. Ele encorajou os presentes a se envolverem no combate ao racismo e outras formas intolerância étnico-racial. Em plenária mencionou (de forma adaptada) uma frase do famoso ativista afro-americano Martin Luther King (1929-1968) em que diz:
“Aqui em Montgomery (no Paraná), quando os livros de história forem escritos no futuro, alguém terá de dizer: ‘lá viveu uma raça, um povo negro, de cachos macios e tez preta, um povo que teve a coragem moral de lutar pelos seus direitos. E assim eles injetaram nas veias da história e da civilização um novo significado’”.
De igual modo o Conselheiro cigano, da etnia Calon, Antonio Pereira, fez uso da palavra na manhã de sábado, onde foi abordado a necessidade do fortalecimento das ações relacionadas ao gozo de direitos e à promoção da igualdade. Sua mensagem foi conciliadora, falando sobre “unidade de todos os segmentos que sofrem qualquer tido de intolerância étnico-racial”, mostrando “o quanto é importante que os ciganos estejam presentes nesse processo de busca por igualdade de direitos”.
Equipe PluriBrasil
Links do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=ISeRLDGHs7E https://www.youtube.com/watch?v=tYRAiuEf3RI