


No 22 de outubro de 2022, o Instituto PluriBrasil participou do MigrAÇÃO, uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR). O evento de apoio a imigrantes e refugiados contou a parceria de diversas Organizações da Sociedade Civil e Governamentais, e teve como objetivo o auxilio àqueles que chegam ao Brasil em busca de refúgio e recomeço de vida. A contribuição do Instituto, para além do patrocínio, foi fazer orientações de enfrentamento contra racismo e xenofobia.
O vice-presidente do Instituto, Sergio da Silva, esteve presente e realizou atendimentos em relação ao tema que coube à nossa instituição, contando com o importante apoio de voluntários do Instituto PluriBrasil, Ibrahim Costa Mané, guineense, e Michel Remón, peruano, ambos estudantes do Programa de Pós-Graduação de Antropologia (PPGA) da UFPR.
Segundo Sergio, que é membro titular do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR), o Instituto deu uma contribuição fundamental ao evento no que diz respeito ao cuidado com o migrante: “O racismo e a xenofobia são crimes previstos em lei e muitas vezes as entidades de apoio a migrantes não se dão conta de um grande perigo: a imagem de que o Brasil é um país acolhedor de ‘estrangeiros’, vendida no exterior, às vezes não se aplica a imigrantes e refugiados negros e amarelos. Há muitos casos de xenofobia que estão diretamente ligados à questão raça/cor. Por isso é importante combater o racismo/xenofobia de forma eficaz e eficiente, e uma das formas é a orientação. A OAB-PR abriu essa oportunidade!“.

Ibraim afirmou que espera ansioso por novas versões do evento, onde deseja participar como mediador cultural: “a OAB e os parceiros, como o Instituto PluriBrasil, o Instituto IKA e outros estão de parabéns. O que vi foi um importante espaço de partilha! Um espaço que nós, migrantes, também podemos pautar, ajudando a construir, uma vez que ‘quem sofre somos nós!’“.
Para Michel “o evento foi memorável, um encontro que possibilitou muita reflexão e conhecimento e a partilha com uma equipe super engajada“.

Na ocasião o Instituto PluriBrasil lançou um novo folder de orientação abordando o tema do Racismo e Xenofobia, em parceria com o CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Estado do Paraná) – Sejuf, Instituto IKA, B’nai B’rith Paraná, Ação Social Irmandade Sem Fronteiras e Comissão Estadual de Igualdade Racial da OAB-PR. O material está disponível em 3 idiomas (espanhol, Kriol Guineense e Kreole haitiano) – deverá ser traduzido para outros dois idiomas, e pode ser acessado no link: www.pluribrasil.org.br/xenofobiaeracismo/

Para mais informações clique: https://www.instagram.com/p/CkD32fML2UU/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
https://globoplay.globo.com/v/11050363/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar


